sábado, outubro 02, 2004

Vamos ao Shopping? (parte 2)

http://ricardoreis.blogspot.com/

Já repararam nos seguranças dos centros comerciais? Aliás, quem é que não reparou?! Características físicas reconhecíveis e inconfundíveis: andar mecânico (tipo zombie), olhar desconfiado, casaco bordeaux ridículo, auricular numa das orelhas e walkie-talkie na mão. Função: zelar pela segurança dos clientes e lojistas.
Têm um código que utilizam nas comunicações que fazem uns com os outros. Trata-se de uma lista de 26 palavras, uma para cada letra do alfabeto. Tudo para eles se resume a iniciais: “Furto” = F = “FOXTROT” (palavra de código); “Loja” = L = “LIMA”; etc. Quando são contratados, é-lhes ensinado este código. Acaba por ser natural que, nos primeiros tempos, tenham alguma dificuldade em entender o que lhes é dito pelos colegas. Há uns dias, assisti a uma cena caricata. Estava num centro comercial e por mim passou um segurança que, pelos vistos, estava a trabalhar há muito pouco tempo. Através do walkie-talkie, foi-lhe transmitida a seguinte mensagem: “FOXTROT. Suspeito no WHISKY CHARLIE. DELTA rápido”. Tradução: “Furto. Suspeito no WC. Detenção rápido”. Mas o novato segurança, ainda inexperiente, tirou uma cábula do bolso e começou à procura dos significados dos códigos:
- Ora bem... Foqueseterote... Ãaaa... F... Ãaaa... AH, AH! FURTO!!!
Entretanto, os pedidos de rápida intervenção sucediam-se no aparelho e o segurança começou a correr, sem no entanto confirmar o significado de todas as palavras em código.
Encontrei-o, uns minutos mais tarde, no quiosque da Delta, a perguntar às pessoas que estavam ao balcão se alguma delas estava a beber whisky de marca “Charlie”...

P.S.: Noto que, para além de homens, há cada vez mais mulheres a trabalhar como segurança. Só um conselho para uma em específico que vi no Vasco da Gama: Experimenta calçar sapatos de sola rasa, em vez dessas botas com cunha altíssima. Vais ver que, em caso de teres necessidade de correr, chegas ao destino um bocadinho mais rápido.

http://ricardoreis.blogspot.com/

Sem comentários: